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Olá pessoal!!!

Após discussão realizada sobre avaliação no ciclo de alfabetização e focando na perspectiva de que avaliar os alunos para mapear seus percursos de aprendizagem, tomando por base as práticas pedagógicas adotadas, discuta com seus colegas os resultados dessa avaliação mediante um mundo tão diverso como o nosso.

Bom trabalho!


Claudiana e Magaly

60 comentários:

  1. É preciso planejar bem a situação de avaliação e elaborar instrumentos de avaliação adequados aos nossos propósitos pedagógicos, registrar os resultados das crianças e acompanhar suas aprendizagens.É importante visualizar o desenvolvimento de cada criança e suas dificuldades, o que favorece a tomada de decisões acerca de como ajudar cada uma a progredir. Incluir as próprias crianças nos processos de avaliação é também uma forma de levá-las a desenvolver compromissos com suas próprias aprendizagens

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    1. Realmente é necessário planejar todo tipo de avaliação mediante as aprendizagens dos alunos partindo de tudo que já foi trabalhado e desenvolvido com elas.Assim, poderemos verificar os avanços,as suas dificuldades e com isso possamos refletir sobre quais ações que devem ser tomadas para que de fato eles progridam.

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  2. A prática de um ciclo de alfabetização voltada para a avaliação contínua e baseada na troca de experiências entre aluno e professor é excelente, adequada para uma pedagogia construtivista e moderna. Com certeza temos que deixar de lado o ensino tradicional e engessado que busca alfabetizar sem estimular o pensamento e a criatividade.

    Entretanto, se o ensino é considerado construtivista, o professor ainda é tratado de forma tradicional, ou seja, com baixa remuneração, com longas jornadas de trabalho e principalmente, com pouco reconhecimento de sua importância.

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    1. Gostei muito da sua colocação Neide, acho que a cobrança excessiva nos faz trabalhar sempre com peso de conciência, pois se conseguimos um bom resultado, muito bem, você cmpriu com suas obrigações; caso cotrário, você não foi tão competente... poderia ter feito um pouco melhor.

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  3. A avaliação contínua e abrangente facilita o trabalho do professor, levando seus alunos ao sucesso. Através de uma boa avaliação podemos verificar condições adequadas de retomadas criando instrumentos eficazes para um trabalho integrador.


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  4. A avaliação é uma prática educacional necessária que auxilia o trabalho do professor. Através dela é possível diagnosticar os avanços, as dificuldade dos alunos e rever a prática pedagógica.

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    1. É isso aí Aninha.
      De forma resumida disse tudo.

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    2. Também concordo com a Mônica. Você conseguiu expressar muito bem.

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  5. Avaliar foi e sempre será um grande desafio. Principalmente atualmente onde em uma sala de 3º ano é possível encontrar alunos pré-silábicos a alunos alfabetizados com total autonomia. E aí como avaliar? Preciso levar em consideração as Expectativas para o ano, mas também preciso levar em consideração os avanços de cada aluno. Nós sempre ouvimos que cada um aprender no seu tempo, ninguém é igual a ninguém. Portanto a avaliação contínua, aquela feita no dia a dia pelo professor é muito mais eficaz, uma vez que pode ajudar muito a conduzir o trabalho do professor para retomadas ou mudanças de percurso. Ainda há ainda um longo caminho a ser trilhado em relação a avaliação e muitas mudanças no sistema a serem feitas. A avaliação ainda é um nó, porém necessária.

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    1. Concordo com você,Alessandra, ao dizer que ainda há um longo caminho a ser trilhado, principalmente pela nossa atual realidade, e o mais dificil de tudo é ainda termos que atribuir uma menção.

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  6. A avaliação é um processo para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos.É um processo contínuo, buscando corrigir o erro e construir novos conhecimentos.

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  7. Devemos ver a avaliação como um ponto de retomada, para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica, para que possamos retomar ou seguir de acordo com os resultados apresentados pelas nossas crianças. É um constante fazer, aplicar e analisar os resultados. Isso nos direciona de forma mais objetiva,

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  8. A avaliação é vista como um dos principais elementos para a averiguação dos resultados pretendidos e/ou alcançados de todos os envolvidos nesse processo,.a aquisição de consideráveis graus de conhecimento e de habilidades. Ela oferece-nos, ajuda para que se possa alterar este processo caso os objetivos previstos não tenham sido alcançados com sucesso. Assim cabe ao professor a tomada de inúmeras decisões no que diz dos objetivos, conteúdos e procedimentos, porém a decisão de o que e como avaliar é tarefa que exige desenvolvimento de conhecimentos e habilidades.



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  9. A avaliação é parte importante no processo de ensino-aprendizagem, pois permite ao professor avaliar o que os alunos já sabem, como estão evoluindo, a planejarmos novas estratégias que garantam o avanço de todos e também se há a necessidade da retomada dos conteúdos. Nos auxila também avaliar nossas práticas didáticas.

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  10. Anapaula_tarefa2

    A avaliação no mundo tão diverso quanto o nosso?

    A avaliação no mundo em que vivemos não pode ser medida e classificada como antigamente. É necessário estarmos atentos aos conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo, assim identificaremos os conhecimentos que desenvolveram e os avanços em suas aprendizagens. Nesta perspectiva avaliamos as conquistas e colaboraremos com o avanço em suas aprendizagens.
    As práticas pedagógicas precisam também ser repensadas e avaliadas com o objetivo de analisar as estratégias de ensino adotadas de modo a relacioná-las às possibilidades do educando.

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    1. Concordo com suas colocações Dona Paula!
      Avaliamos nossos alunos e ao mesmo tempo a nossa prática.

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  11. "Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção." Paulo Freire
    Os anos se passaram, a avaliação era usada como instrumento punitivo, e os professores viviam a contar suas artimanhas de quantos não haviam conseguido média. Que situação enganadora! A avaliação é uma prática que se faz necessária, ela vem colaborar para nosso trabalho, é através dela que percebemos onde prosseguir e que hora retomar, faz com que tenhamos um diagnóstico dos avanços ou das dificuldades que nossos alunos apresentem.

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  12. A avaliação deve ocorrer a todo momento do processo ensino-aprendizagem, sendo esta contínua para que o professor possa analisar e verificar os avanços e as dificuldades dos alunos, bem como rever e programar sua prática pedagógica observando assim se todos os objetivos estão sendo atingidos.

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  14. Como colocou Jussara Hoffmann "A avaliação do desempenho do aluno constituiu um MITO e um DESAFIO nos meios educacionais. As críticas desmesuradas à prática de controle e classificação da avaliação afugentaram os educadores do estudo dessa questão. Assim o tema AVALIAÇÃO desapareceu das prateleiras das livrarias por longo tempo, demasiado longo talvez"
    Nesse contexto, o estudo voltado novamente as práticas de avaliação, constituem um avanço nos meios pedagógicos, onde professores podem reavaliar as necessidades e benefícios de uma avaliação pensada em prol da construção do conhecimento do aluno e das práticas pedagógicas utilizadas pelo docente.

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  15. Avaliar faz parte do processo de ensino e aprendizagem, portanto, não ensinamos sem avaliar e nem aprendemos sem avaliar.
    O aluno passa por um processo de avaliação constante durante o período escolar. Ainda existem educadores que consideram o momento da avaliação somente quando aplicam as tão antigas “provas”. O educador que está sempre em busca do crescimento profissional, sabe que na realidade é tudo bem diferente.A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades. Os erros são pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.

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  16. Avaliação faz parte do ensino e aprendizagem como um processo contínuo,onde o professor pode usar de estratégias para garantir as necessidades de cada aluno.

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  17. A avaliação no ciclo de alfabetização é uma tarefa complexa, na qual requer do professor muita atenção,que necessita planejar o que quer avaliar,que metodologias que pretende utilizar para verificar no que os alunos avançaram e quais são ainda as suas difculdades,auxiliando-os assim a progredirem.
    O professor deve partir do pressuposto de uma avaliação diária e reflexiva,observando o seu aluno num contexto geral e não somente em uma prova escrita, feita em uma hora, por exemplo, que não mostrará todos os conhecimentos e habilidades deles.

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    1. A avaliação atual difere muito da avaliação tradicional, sendo que esta última esteve muito tempo direcionado para a verificação de saberes com foco na exclusão e, consequentemente evasão escolar. A meritocracia e a valorização de conhecimentos voltados para o raciocínio lógico matemático e questões de ordem linguística eram tidas como imprescindíveis no campo educacional.
      Hoje, muitos outros aspectos de ordem global também são considerados importantes na escola e o processo de avaliação atual está calcado em observações constantes do aluno. Esse processo ocorre desde a avaliação inicial – Sondagens de conhecimentos prévios dos mesmos, se fazendo presente em todos os momentos da prática pedagógica. A avaliação continuada, enquanto processual se apresenta também como avaliação cumulativa, sistematizadora, formativa, estabelecendo outras funções como de integradora e reguladora, como nos esclarece Zabala.
      Todos esses avanços em aspectos avaliativos são importantes desde que entendidos pelos docentes e gestores escolares como prática educacional necessária a fim de diagnosticar, definir e garantir um trabalho direcionado ao pleno desenvolvimento da criança.

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    2. Realmente, a função verdadeira da avaliação é de diagnosticar para saber o que o aluno aprende, para tomar decisões de como melhorar e modificar a prática para que os alunos alcancem os conhecimentos e assim os resultados esperados.

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  20. Concepções de avaliação existem inúmeras, mas a sua prática nem sempre corresponde às necessidades educacionais. É pena que muitas das práticas avaliativas ainda permaneçam mais em torno do que o aluno não sabe, em detrimento dos conhecimentos que domina.
    É por essas e outras que a avaliação ainda é muito concebida e entendida como instrumento de pressão, medo e angústia.
    Avaliar é perceber a quantas anda a aprendizagem, sentir as potencialidades do aluno e orienta-lás a seu favor.

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  21. A avaliação deve ser um processo formativo e contínuo.Através da avaliação, o educando verifica suas conquistas e dificuldades, cria novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado,o professor analisa sua própria prática docente a fim de reajustar suas intervenções.

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  22. A avaliação deve ocorrer no dia a dia na sala de aula , as avaliações bimestrais não devem ser o único recurso utilizado ,mas sim avaliar as habilidades de cada aluno ,em todas as atividades realizadas .Avaliar para refletir sobre as decisões didáticas, principalmente em relação aos alunos que parecem não avançar .

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    1. Concordo com você Eliana, pois a avaliação ocorre dia -a-dia na sala de aula. Pois não podemos avaliar somente as avaliações bimestrais, mas sim o todo no que é desenvolvido na sala de aula.

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  23. Também acredito que a avaliação mais funcional é contínua, uma vez que ela contribui acima de tudo para a reorganização da ação pedagógica do próprio professor.

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  24. Elisângela e Alessandra

    O posicionamento de vocês é real e pertinente.

    Como avaliar mensurando quando falamos em diferenças individuais e educação inclusiva levando em consideração expectativas do ano em questão, saberes e avanço significativos de alguns alunos e dificuldades de outros?

    Quando todos esses aspectos são voltados a um avaliação focada a ação/reflexão/ação do professor, ela converge em progressos, mas quando voltada apenas ao fracasso ou sucesso do aluno, ela se torna ineficaz.

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  26. “A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Jussara Hoffmann
    A avaliação é o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. O professor precisa caminhar junto com o educando durante todo o caminho da aprendizagem. Na avaliação mediadora o professor deve pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse aluno.
    Em um processo de aprendizagem toda resposta do aluno é ponto de partida para novas interrogações ou desafios do professor. Assim deveria ser...

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  27. A avaliação precisa ser encarada como uma forma de compreender o que os estudantes já sabem ou ainda n~~ao sabem sobre determinados conhecimentos escolares,quais são suas concepções, para planejar uma ação educativa que possa ajudá-los a aprender mais e avançar no processo de apropriação de conhecimento, é preciso criar condições propicias de aprendizagem.
    Não é apenas o estudante que precisa ser avaliado,avaliar as próprias estratégias didáticas é fundamental para que possamos redimensionar o ensino,tendo como norte avaliação do que os alunos fazem e dizem.

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  28. A avaliação deve ser utilizada como um instrumento que auxilia o processo de ensino/aprendizagem. Através dela podemos analisar e repensar a nossa prática e identificar os avanços e dificuldades dos alunos. Ela nos oferece informações fundamentais para nortear nosso trabalho.

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    1. Concordo com você Gabi. A avaliação colabora na identificação dos avanços e dificuldades dos educandos, como também, norteia a prática pedagógica.

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    2. Vocês estão certas, meninas, a avaliação baseada em objetivos claros identifica os avanços dos nossos alunos, além de clarear suas dificuldades e possibilitar a reflexão sobre nossa prática pedagógica.

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  29. A avaliação sempre se fará presente e para ser eficaz, deve ser vista como um ato pedagógico pelo qual se verifica continuamente o progresso da aprendizagem e se decide sobre as formas de trabalho que serão utilizadas.

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    1. Realmente Helen a avaliação é uma ato pedagógico.

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  30. Para PERRENOUD (1999)" a avaliação deve ser analisada como componente de um sistema de ação e como um momento de reflexão, ou seja, avaliar é preciso, porém não apenas com o objetivo de promover ou reprovar um aluno, mas para mediar à aprendizagem, como um agente de formação do aluno."
    E partindo do princípio de que o desenvolvimento integral resulta das diferentes experiências vivenciadas e de que em cada pessoa isso aconrece em um ritmo próprio, o processo avaliativo visa valorizar o crescimento verificando sua evolução no decorrer do tempo. Mas mesmo vendo os avanços, fica a preocupação pois percebemos que o aluno ainda não apresenta a autonomia necessária para a série que está, não desenvolvendo as habilidades que deveria estar sendo consolidadas. O que fazer? A recuperação contínua e pararela poderá solucionar tais dificuldades? Como avaliar estes alunos? Avalio apenas através do seu progresso ou em relação as expectativas da série? Mesmo com todas as dúvidas ainda acredito que a diversidade de conhecimentos é imprescindível para o desenvolvimento das ações e intervenções em busca dos resultados satisfatórios na aprendizagem. Avaliar é realmente um desafio!

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    2. Iara adorei seu comentário. Avaliar é mesmo um desafio.

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  31. Avaliação é um processo continuo de aprendizagem no qual deve-se manter a interação entre
    professor e aluno .Neste caso avaliação não pode ser vista como método de reprovação mais uma especialidade para promover o conhecimento participativo ,coletivo e construtivo entre ambos. Podemos afirmar também que avaliação se divide em diversas modalidades como formativa,diagnóstica,somatica entre outras. Mais vamos realizar uma análise rápida sobre a avaliação formativa "é um ponto de partida ,útil para assimilação ou retificação dos conteúdos abordados em aula e aplicando uma estágios para um processo de aprendizagem avaliativo e possibilitando ao professor abordagens mais didáticas . Avaliação somativa está integrada ao objetivos específicos a serem aplicados em aula e captar a rentabilidade cognitiva dos alunos na compreensão e aquisição dos conhecimentos adquiridos pelos educandos. Outra modalidade trata-se da diagnóstica seria a mais complexa entre as demais pois a diagnóstica trabalha com a visão do o todo das demais acima . Vamos compreender então a avaliação diagnóstica serve para nos educadores realizarmos os parâmetros do conhecimento dos nossos alunos do início ao fim de todo os processos avaliativos, ela avalia os conhecimentos dos alunos quantos aos conteúdos que ele captou durante o percurso aprendido.

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  32. A avaliação é um processo contínuo, devendo partir sempre dos conhecimentos prévios dos alunos e valorizando seus saberes. Precisa ser utilizada como um instrumento que auxilia o processo de ensino/aprendizagem, servindo também para repensar estratégias de ação.

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  33. A avaliação não pode ser medida e nem classificada. É necessário partirmos sempre dos conhecimentos prévios dos alunos e assim direcionar estratégias de aprendizagens. Devemos tambem atraves das avaliações repensar e avaliar novas estratégias de ensino.

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  34. O ato de avaliar não pode ser entendido como um momento final do processo em que se verifica o que o aluno alcançou. A questão não está, portanto, em tentar uniformizar o comportamento do aluno, mas em criar condições de aprendizagem que permitam
    a ele, qualquer que seja seu nível, evoluir na construção de seu conhecimento.
    A avaliação tem um significado muito profundo, à medida que oportuniza a todos os envolvidos no processo educativo momentos de reflexão sobre a própria prática. Através dela, direciona o trabalho, privilegiando o aluno como um todo, como um ser social com suas necessidades próprias e também possuidor de experiências que devem ser valorizadas na escola. Devem ser oportunizados aos alunos os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.
    Nesse sentido, faz-se necessário redimensionar a prática de avaliação no contexto escolar. Então, não só o aluno, mas o professor e todos os envolvidos na prática pedagógica podem, através dela, refletir sobre sua própria evolução na construção do conhecimento.
    O educador deve ter, portanto, um conhecimento mais aprofundado da realidade na qual vai atuar, para que o seu trabalho seja dinâmico, criativo, inovador. Assim, colabora para um sistema de avaliação mais justo que não exclua o aluno do processo de ensino-aprendizagem, mas o inclua como um ser crítico, ativo e participante dos momentos de transformação da sociedade.

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  35. Avaliar é muito mais que atribuir conceitos. Avaliar é analisar os caminhos percorridos, os objetivos atingidos ou não, é também avaliar a própria prática a fim de corrigir trajetos. A Avaliação é uma das ferramentas que o professor possui em seu planejamento, por isso ela não pode ser feita de maneira estática,e sim dinâmica, através da observação diária do processo de aprendizagem do aluno e da própria metodologia.

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  36. Na aprendizagem escolar o erro é inevitável e, muitas vezes, pode ser interpretado como um caminho para buscar o certo. Quando o aluno ainda não sabe como acertar, faz tentativas, colocando em jogo tudo o que sabe, construindo dentro de suas hipóteses uma lógica própria para encontrar a solução. Quando o professor através da observação e registros consegue identificar a causa do erro, ele planeja a intervenção adequada para auxiliar o aluno a avançar. A sondagem é uma das ferramentas que permite ao professor mapear a hipótese em que o aluno se encontra, bem como compreender que o sujeito constantemente constrói e enfrenta contradições sobre o que já sabe e o que está próximo de aprender. Todas as tentativas do aluno devem ser consideradas como erros construtivos.

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  37. A avaliação se faz diariamente, é um processo que envolve a análise do que o aluno já sabe, do que ainda falta aprender, quais estratégias deram certo e quais precisam ser revistas. Serve como ponto de partida para traçar metas para o futuro. Portanto, ao avaliar, o professor não só analisa o desempenho do aluno, como também o seu próprio trabalho.

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  38. A avaliação é uma ferramenta de trabalho muito importante para o professor, pois lhe fornece subsídios para que o mesmo possa dar os encaminhamentos necessários ao seu trabalho, junto ao processo ensino-aprendizagem.
    Sendo assim, ela não pode ser vista com o objetivo de promoção ou retenção, mas sim para verificar a aprendizagem dos alunos como agente de formação e também para o professor repensar sobre sua prática educativa. Se necessário, este deverá tomar novas decisões em relação à metodologia utilizada anteriormente, buscando ou criando novas formas de trabalho e intervenções a fim de favorecer o progresso do aluno em relação à sua aprendizagem e ampliação de conhecimentos.
    A avaliação deve ser vista como um processo formativo e contínuo. Deve ser utilizada como um instrumento que levará o professor a conhecer a realidade dos alunos, saber sobre as dificuldades e saberes que os mesmos possuem e a partir das necessidades reais destes desenvolver um trabalho com muita responsabilidade e comprometimento para que os alunos possam progredir.

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  39. Ana Paula Peripato
    A avaliação é importante para o acompanhamento da sala de aula de acordo com as necessidades dos alunos e também para avaliar o trabalho do professor. Atualmente é muito complicado para o professor avaliar o desenvolvimento dos alunos mediante tanta diversidade existente, porém cabe ao professor ter a sensibilidade de sentir o que realmente os seus alunos necessitam.

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    1. Com certeza, Paula, diante de tanta diversidade, tantos saberes diferentes, temos que ser muito sensíveis e claros em nossos objetivos, pois não queremos usar a avaliação como um instrumento para aprovar ou reprovar nossos alunos, mas como algo que nos permita desenvolver neles habilidades necessárias
      a sua evolução.

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  40. A avaliação, como as colegas já colocaram, é sem dúvida um meio bastante importante na qual o professor pode acompanhar as manifestações de aprendizagem de seus alunos, e sem dúvida, refletir sua prática pedagógica. Ela não deve estar voltada para a classificação, pois se fundamentada em critérios claros, estará a serviço da aprendizagem. Se busca a formação plena do aluno, o professor deve se utilizar de vários instrumentos de avaliação, desde a observação diária, passando pelo registro, a participação, as tarefas de casa, até as avaliações propriamente ditas, , que indicarão a direção a ser tomada, ou seja, desde a retomada de algum conteúdo à continuidade dos estudos, de forma a analisar e validar as estratégias de ensino utilizadas por seus alunos

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  41. Toda a avaliação escolar deveria prestar-se ao diagnóstico. Com esse fim, a avaliação é uma importante ferramenta a serviço da aprendizagem,pois pode determinar os aspectos s serem retomados e os possíveis avanços.

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  42. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.

    A avaliação é de extrema importância, pois é o diagnostico da aprendizagem, identificando pontos fracos e fortes de cada educando e que de acordo com o resultado, devem ser realizadas as mudanças necessárias. Mas não precisamos ficar presos somente as notas de provas, devemos avaliar todo o conjunto do aluno, como um todo, cada passo que o aluno dá é significativo.

    O professor deve ser um observador constantemente!

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  43. A avaliação deve ser contínua para que o professor possa analisar e verificar os avanços e as dificuldades dos alunos, bem como rever e programar sua prática pedagógica observando assim se todos os objetivos estão sendo atingidos.

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  44. Concordo com a Paula quando diz que cabe ao professor ter a sensibilidade para sentir o que realmente seus alunos necessitam.Também com a Zezé, que o professor deve ser um observador constante.
    Avaliação não é algo meramente técnico.Envolve auto-estima,respeito a vivência e cultura própria do indivíduo.O professor deve usar o erro do aluno como ponto inicial para compreender seu raciocínio,rever sua prática,e,se necessário,reformulá-la.

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