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Olá Pessoal!


Compartilhe com as colegas, os resultados de alguma experiência realizada em sala de aula, voltada para alfabetização, que integraram diferentes áreas do conhecimento. 

Período: 13 à 19/09

37 comentários:

  1. Os textos de divulgação científica e verbetes de curiosidade fazem parte da rotina de trabalho com minha turma - acredito que de todos os 2ºs anos tendo em vista os projetos didáticos desenvolvidos (no caso animais do Pantanal).
    A partir desses textos são trabalhado também conteúdos de ciências naturais como: classe dos animais, alimentação dos mesmos, etc.

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  2. Textos de vários gêneros fazem parte do meu dia-a-dia, principalmente os textos informativos dos projetos trabalhados, como: Índios do Brasil e animais de jardim; sendo assim podendo ser inclíido nas disciplinas de história/geografia, ciências.

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  3. Dependendo o tipo de atividade que se trabalha,pode-se integrar algumas áreas diferentes do conhecimento,por exemplo: um texto informativo com gráfico sobre o tempo de vida de alguns animais, inclue-se, neste caso, inicialmente, a Matemática, Ciências, Língua Portuguesa,falando sobre números,observação análise de gráfico; o modo de vida de alguns animais e com isso o seu tempo de vida e a leitura e interpretação do texto,entre outros que feitos com apenas uma atividade.

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  5. A interdisciplinaridade é o desenvolvimento dos conteúdos escolares de uma forma global, a partir de um tema gerador. Articular as disciplinas do currículo ao tema gerador dá um novo sentido ao ato de aprender, pois leva o aluno a perceber que o conhecimento não é estanque e que os saberes se relacionam entre si.
    De acordo com o PCN a organização curricular e didática por eixos ou temas, permite tratar os conteúdos de modo interdisciplinar, buscando integrar o cotidiano social com o saber escolar. Apesar de haver nos Parâmetros Curriculares Nacionais, um tratamento específico das áreas, em função da importância de cada uma, contemplou-se também a integração entre elas, sendo às questões sociais incorporadas como temas transversais, que também podem ser trabalhados de forma interdisciplinar. Neste sentido, várias são as situações que permitem ao professor trabalhar de forma interdisciplinar, porém é preciso considerar qual concepção o docente tem de ensino e de aprendizagem e de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para o desenvolvimento do aluno e para a sua formação como cidadão.
    No decorrer do ano letivo em diversos momentos foi possível trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos. Um exemplo recente ocorreu no mês de agosto quando trabalhei o tema Folclore relacionando as seguintes áreas do conhecimento: LÍNGUA PORTUGUESA - Oralidade, Leitura e Escrita de: lendas, cantigas, adivinhas, trava-línguas, lista de brincadeiras, regras de brincadeiras e textos instrucionais de confecção de brinquedos; MATEMÁTICA – leitura de gráficos e tabelas das brincadeiras preferidas da turma, confecção de personagens folclóricos usando figuras e formas geométricas, análise da regra de uma brincadeira; CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS – resgate das histórias contadas de pai para filho, pesquisa de como os pais brincavam quando criança, leitura de lendas regionais, comparação de como viviam nossos antepassados e como vivemos atualmente, socialização de como se explicava fatos e fenômenos no passado e como se explica hoje (uso da Ciência para explicar os fenômenos) ; ARTE– confecção do Jogo da Velha e construção da regra; confecção de brinquedos folclóricos; expressão musical através das cantigas de roda; releitura da obra “Brincando de roda” do artista plástico Ivan Cruz.

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  7. Trabalhar com vários gêneros textuais faz-se rotina, falar da importância que isso tem, seria situações óbvias e esquecer o quanto isso influência nas atividades que preparamos aos nossos alunos, seria uma injustiça as oportunidades que podem ser geradas, portanto não dá para deixar de lado ou mesmo valorizar alguns gêneros. cabe a nós conduzir de melhor forma possível cada atividade e sempre tendo bem claro os seus objetivos.

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  8. Pude integrar diferentes áreas do conhecimentos através das leituras realizadas por mim, por exemplo: Com o livro Receitas Nojentas, ideias bolorentas; despertei o interesse e curiosidade pelo gênero e meus alunos de uma maneira bem divertida à medida que fui realizando o Projeto Didático - Receitas Juninas e trabalhei também com atividades de Matemática com Unidades de Medida dos ingredientes e também dobro, metade...etc .Também trabalhei com o livro de Ricardo Azevedo: Meu livro de Folcore, integrando adivinhas, trava-línguas, contos, lendas , provérbios...etc. Utilizei um livro que faz parte do novo acervo recebido através do PNAIC, " Estrelas e Planetas, de conteúdo e imagens riquíssimas, o qual despertou muito interesse e pude trabalhar com atividades correlatas e no momento, estou trabalhando com o livro " Saúde e bem-estar - As Doenças- Para que servem as injeções?, que vem a complementar o conteúdo de Ciências sobre higiene e saúde .
    Consecutivamente realizarei a leitura do livro: Pantanal, mapas e roteiros de viagem, que também poderá ser trabalhado integrando diferentes áreas do conhecimento, como Listagem de animais, escrita de legendas, mapas, classificação dos animais e assim sucessivamente.

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  9. Realizei com minha turma (segundo ano) uma atividade de leitura e escrita de uma cantiga: A casa onde foi realizada a reflexão sobre o sistema de escrita através da leitura de ajuste, identificação de palavras e rimas, escrita de novas palavras a partir das rimas encontradas e escrita de um trecho da cantiga. A partir desta música, houve a integração com os outros componentes curriculares como História e Geografia, sendo trabalhado os tipos de moradia, materiais utilizados na construção das casas, cômodos cuidados com a casa, casas antigas, patrimônio histórico, percurso de casa até a escola e em Arte dobradura da casa e ilustrações.
    Além disso, como já citado pela Professora Lourdes, através dos projetos didáticos do segundo ano integramos os diferentes componentes curriculares.

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  10. No livro didático de língua portuguesa adotado pela Rede Municipal tem várias atividades que envolvem outras áreas do conhecimento, como por exemplo a disciplina de ciências.No livro estudamos um texto: Xô,piolhos!.Aproveitei a oportunidade para abordar a importância de cuidarmos da higiene de nossa cabeça e também os transtornos que este parasita causa para o ser humano.
    As famílias dos alunos também contribuíram com o trabalho olhando e cuidando das cabeças de seus próprios filhos.
    Foi pedido para os alunos criarem frases sobre o assunto estudado.

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  11. Compartilhando atividade de alfabetização que integrou diferentes áreas do conhecimento.
    Gosto de trabalhar com pesquisa com minha turma, então já realizei algumas atividades de pesquisa sobre diferentes temas ( folclore, animais de jardim, jogos. ). A proposta é para que eles, em grupos formados por mim com ocuidado de garantir ao menos dois alunos leitores em cada grupo, pesquisem em sites, já determinados também por mim,sobre o tema a ser desenvolvido. Eles têm que ler o texto conjuntamente e discutir sobre as suas descobertas mais interessantes erealizar o registro delas em folha rascunho, sempre atentos à escrita alfabética, para isso é solicitado que sempre leiam o que escrevem.
    Em sala de aula, cada grupo vai socializar algumas de suas descobertas para turma, desta forma estou garantindo também a oralidade dos alunos, feito isso, guardamos os registros para a próxima aula.
    No segundo momento, resgatamos novamente os registros, e a proposta agora é para que eles, nos grupos escrevam um texto do gênero “Você sabia que...”para expormos no mural da turma com o intuito de oferecer informações aos outros alunos da escola. Mas não é simples assim, pois cada integrante do grupo tem que escrever um texto com uma informação diferente da do seu colega do mesmo grupo, então eles terão que combinar, dividir e elaborar conjuntamente vários textos diferentes para que todos de seu grupo efetivamente realize a atividade. Neste momento eles terão que escrever, socializar, debater sobre a forma correta de escrever as palavras e, relendo e corrigindo suas escritas.
    Para finalizar, cada aluno terá que ilustrar de forma coerente sua descoberta.
    Realizei esta atividade desenvolvendo o tema folclore, nesta ocasião, os alunos escolheram a lenda folclórica preferida pelo grupo e o resultado foi muito legal.
    Com esta atividade posso garantir a integração de momentos de leitura significativa, estudo, registro, correção de escrita e resgate das informações mais importantes do texto, é garantido também a oralidade, o planejamento, a divisão de descobertas e a elaboração de um texto deoutro gênero com uma real intenção ( informar ), a ilustração e, durante toda a ação dos alunos , garantimos também o trabalho em grupo de maneira bastante efetiva pois a atividade só será realizada se todos apresentarem suas produções.
    Ber

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  12. No primeiro ano, dentro de minha rotina são propostas diversas atividades que proporcionam a reflexão sobre o sistema de escrita.Dentro dessaS atividades, a diversidade textual está sempre presente,e aproveito as atividades para resgate de alguns outros conteúdos utilizando a interdisciplinaridade.Um exemplo foi a atividade que propunha o "Projeto Índios" que pedia que os alunos resgatassem antes todos os saberes que tinham sobre eles. Conversamos, vimos fotos, e a partir de uma atividade em grupo eles desenharam o que eles traziam de conhecimento sobre a comunidade indígena. Inclusive o que foi gratificante, foi vê-los escrevendo a "legenda" do desenho para que as pessoas pudessem entender melhor o que eles desenharam.
    A sequência didática dos animais de jardim, também proporciona momentos muito ricos, com leituras, escritas e reescritas, pesquisas e apresentações.

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  13. Uma experiência muito significativa que está atingindo os objetivos propostos de aproximar a linguagem oral com a escrita a partir da leitura que estou realizando é a leitura diária de cenas do texto teatral “ A fada que tinha idéias”, possibilitando que os meninos e meninas leiam com ritmo, entonação e principalmente estão compreendendo o que lêem. Destaco ainda a aprendizagem através da utilização da pontuação do texto para dar sentido à comunicação esperada. Esta atividade além de significativa é prazerosa e integra com a arte e outras áreas como as ciências da natureza já que o texto remete a conteúdos específicos destas áreas. Essa atividade ainda não chegou a seu final mais já está influenciando na produção e escrita das crianças.

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  14. Os textos expositivos trabalhados na sequencia didática "Curiosidades sobre animais de jardim", os Projetos Brincadeiras tradicionais e Índios do Brasil trabalhado nos 1º anos permitem o acesso a novas informações. Por desse trabalho os alunos ampliam seu conhecimento acerca de diversos assuntos.
    No desenvolvimento das atividades trabalhamos a linguagem oral, a leitura, a escrita, Artes e as Ciências Naturais e Sociais.

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  15. Desde o inicio do ano letivo foi possível fazer a interdisciplinaridade de um determinado conteúdo com outras áreas do conhecimento e essa prática tem muito contribuído para o processo ensino-aprendizagem.
    Um exemplo desenvolvido e que muito contribuiu para a aprendizagem dos alunos foi o Projeto Brincadeiras Tradicionais.
    Segue abaixo como aconteceu a integração com as diversas áreas do conhecimento:
    - Língua Portuguesa: linguagem oral (roda de conversas), escrita (ficha de identificação de brincadeiras, de regras, listagens de brincadeiras e brinquedos, cruzadinhas, caça-palavras) e leitura ( listagens, seleção e localização de palavras, textos instrucionais e regras de brincadeiras);
    -Matemática: quantidades, numerais tabela e gráficos de preferências por brincadeiras, brinquedos, comparações, interpretações, campo aditivo,...);
    - Ciências Naturais e Sociais: pesquisa de brincadeiras que os pais realizavam quando crianças, o resgate de brincadeiras e brinquedos passados de geração em geração e as brincadeiras atuais;
    - Arte: expressão musical (cantigas de roda), confecção de brinquedos como a peteca, pipa, uso da massinha para a representação de brinquedos e brincadeiras, releitura da obra do artista plástico Ivan Cruz;
    - Educação Física: regras de brincadeiras e brincadeiras, textos instrucionais para a confecção dos brinquedos, dramatização (ciranda de roda)

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  16. A minha maior experiência foi o trabalho desenvolvido inicialmente no Projeto ALFA e posteriormente no Projeto Acolher, onde trabalhávamos em três professoras de áreas específicas, alfabetizando através do lúdico, físico e artístico. Aprendi muito com as outras especialistas: a Márcia, a Juce e a Raquel. Todas as atividades desenvolvidas com os alunos englobavam várias áreas do conhecimento, seriam inúmeros os relatos de aulas, mas vale ressaltar o trabalho em conjunto, que acredito que possa ser realizado nas nossas escolas com os especialistas. O olhar de um especialista de outra área, complementa o nosso trabalho como alfabetizadora.

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  17. No decorrer do ano letivo do ano passado, desenvolvi um teatro "A boca do Aparício" e foi possível relacionar as seguintes áreas do conhecimento:
    Língua Portuguesa: desenvolvimento da leitura, oralidade e escrita.
    Matemática: tratamento da informação realizando o levantamento sobre a preferência de frutas, verduras e legumes e situação problema.
    Ciências: A importância da alimentação saudável e higiene bucal.
    Arte: confecção dos fantoches.
    Foi uma atividade muito significativa, no qual houve a participação de toda a sala e a culminância foi a apresentação do teatro para as outras salas.

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  18. No livro didático de Língua Portuguesa adotado pela Rede Municipal tem várias atividades que envolvem outras áreas de conhecimento, com por exemplo a disciplina de geografia. No livro estudamos um texto: O fotógrafo do universo, aproveitei para explicar sobre o telescópio espacial que tem contribuído muito para o desenvolvimento da astronomia e o descobrimento na existência de outros planetas.
    Foi pedido para os alunos responder qual a importância do telescópio espacial para os mistérios do universo.

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  19. O material didático de Língua Portuguesa e o material do Ler e Escrever que são utilizados com as turmas de terceiros anos nos proporciona o trabalho constante com as diferentes áreas do conhecimento.
    Gostaria de destacar aqui meu trabalho com uso consciente da água, pois passamos por um período de estiagem e os reservatórios estão abaixo do normal e o tema foi abordado em vários momentos durante as aulas das diversas matérias.
    A sequência didática do volume 2 do Ler e Escrever do 3º ano “Astronomia: o sistema solar, seus planetas e outros mistérios do céu”, também permitiu integrar diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa: que trabalha a sequencia; Matemática: números ordinais, apresentação de números que representam quantidades ainda não trabalhadas; Informática: utilizando o aplicativo WorldWide Telescope, que proporcionou uma visão mais real do sistema solar, a grandiosidade dos planetas,suas órbitas e disposição; e Ciências que tem um complemento do tema no conteúdo do livro didático.

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  20. Dentro da rotina do 2º ano há diversos conteúdos que propiciam a interdisciplinaridade. Um exemplo bem claro, são os textos de divulgação científica do projeto desenvolvido neste 2º semestre (Animais do Pantanal). Embora o foco do projeto seja leitura e produção, através dos textos trabalhados é possível inserir os conteúdos de ciências naturais e ainda fazer uso das tecnologias.
    Recentemente todas as UEs receberam panfletos sobre o uso consciente da água e através deste tema também foi possível integrar praticamente todas as disciplinas.

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  21. É importante que o trabalho pedagógico proposto pelo professor contemple as diferentes áreas do conhecimento. E o trabalho por meio de projetos abre possibilidades para atuar de forma interdisciplinar envolvendo e articulando diferentes conteúdos.
    Desse modo, o espaço educativo se transforma em um ambiente de desafios pedagógicos e dinamiza a aprendizagem que passa a ser compreendida como construção do conhecimento.
    Recentemente o tema alimentação saudável da disciplina de ciências (estudo dos tipos de nutrientes) envolveu diversas áreas como língua portuguesa (lista de palavras e texto), matemática (comparação de Kcal) e artes (confecção da piramide alimentar).

    Maria Ângela Denóbile Fuzaro

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  22. No ano anterior realizei um trabalho, que em sua maioria contemplava as diferentes áreas do conhecimento. Desenvolvi várias atividade dentre elas "O surgimento do universo".Embora o foco fosse a aquisição do sistema de escrita, foi possível explorar de forma significativa as outras áreas.
    Gabriela Cerantola

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  23. No ano anterior realizei um trabalho, que em sua maioria contemplava as diferentes áreas do conhecimento. Desenvolvi várias atividade dentre elas "O surgimento do universo".Embora o foco fosse a aquisição do sistema de escrita, foi possível explorar de forma significativa as outras áreas.
    Gabriela Cerantola

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  24. Uma das experiências que para mim foi muito gratificante, foi trabalhar a alfabetização numa perspectiva lúdica, tendo como objetivo estimular a aprendizagem da leitura, escrita e oralidade de maneira lúdica e prazerosa. Realizei atividades de jogos pedagógicos e cooperativos, contação e re-contação de histórias, Vídeos educativos. Além disso também promovi atividades como: Brincando com o nome; Brincando com outros nomes; Brincando com textos (poemas, trovas, canções, musicas, parlendas,adivinhações, histórias, receitas, comunicados, bilhetes...). Portanto pude observar que através do lúdico a criança tem uma aprendizagem mais significativa.

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  25. Pude ver as produções de Legendas dos alunos da Profª Sula Borsato, e concordo com você Sula, pois as Produções dos alunos as quais você compartilhou conosco estão muito boas, resultado do seu trabalho e seriedade.
    Acredito que há muitas experiências que poderíamos citar, pois em nossa prática ,muitas vezes nos surpreendemos muito e isso nos deixa muito felizes e até as que não saem conforme nossas expectativas nos permitem repensar, replanejar e melhorar a cada dia.

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  26. No livro didático de Língua Portuguesa adotado pela Rede Municipal possui diversas atividades que envolvem as vária áreas do conhecimento, um exemplo que posso citar é uma atividade no livro que possuí a ilustração da mapa do Brasil.
    Nessa atividade além de poder trabalhar com os alunos os estados brasileiros, pude também trabalhar às regiões brasileiras, características marcantes de cada região do Brasil, e também às diversas formas de linguagem de cada estado ou região.
    A aula foi muito prazerosa, os alunos também tiveram a oportunidade de estarem se expressando sobre os seus conhecimentos prévios e todos os assuntos debatidos em aula.

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  27. Os Projetos trabalhados durante o ano letivo através dos textos informativos,permite tratar os conteúdos de modo interdisciplinar.E essa prática tem muito contribuído para o processo de ensino-aprendizagem

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  28. No trabalho com o 3º ano destaco o Projeto "Animais do Mar" que é desenvolvido por toda rede municipal. O foco maior do projeto é ler para estudar e o resultado final é a produção de um texto informativo sobre o animal em questão. Para isso é preciso que leiam, pesquisem e estudem sobre as características destes animais, interligando Língua Portuguesa com Ciências Naturais. É um projeto muito rico, pois o tema é de grande interesse das crianças despertando curiosidade e o gosto pela pesquisa.
    Alessandra Marineli

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  29. No "Ler e Escrever" há várias situações de aprendizagem que possibilitam a interação com outras áreas do conhecimento. O projeto "Animais do Mar" tem como produto final a produção de um texto informativo. No desenvolvimento dele além da linguagem oral e escrita, foi envolvido conhecimentos da área de Ciências nas pesquisas sobre os animais. Os alunos gostam muito porque os animais trazem muitas curiosidades e novidades.

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  30. as atividades desenvolvidas na rotina com meus alunos como:diversos gêneros textuais,reescrita de textos,os projetos do material " ler e Escrever,proporcionam aos alunos ampliar seu conhecimentos acerca de diversos assuntos através da da interdisciplinariedade como a linguagem oral,a leitura,a escrita,artes e a ciência natural e social.

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  31. O projeto "receitas juninas" do ler e escrever envolvem várias atividades que contemplam a interdisciplinariedade ,como também o projeto que estou trabalhando "animais do Pantanal ", no 2º semestre com pesquisas e leituras de vários textos , que ampliam os conhecimentos em várias áreas .
    Na leitura em voz alta feita pela professora todos os dias , estou lendo "Chapeuzinho e Johny Mau " (Eliana Sant'anna) que é uma versão para os dias atuais, mostrando os perigos dos dias de hoje : a destruição da camada de ozônio, desmatamentos , alimentos contaminados, solidão no meio da multidão, coleta seletiva do lixo e outras coisas que complicam a vida de crianças e adultos , e que a solução desses problemas dependem do conhecimento e vontade.
    No final do livro tem sugestões de atividades , envolvem vários conhecimentos através do prazer da leitura.

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  32. A diversidade textual tem que estar presente, pois é uma pratica que permite o acesso á novas informações, onde os alunos ampliam seus conhecimentos e o professor tem a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade.
    No ano passado trabalhando com projetos pude integrar diversas áreas do conhecimento.

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  33. O trabalho “Conhecendo os Animais” possibilitou aos alunos ampliarem e avançarem nas hipóteses de leitura e escrita, que atingiu as áreas do conhecimento, envolvendo: língua portuguesa/arte – leitura, oralidade e escrita, pintura, dobradura, ilustração com escrita de legenda; matemática – quantidade de cada espécie, quantidade de patas... Ciências - classificação dos animais, destacando a característica de alguns dos animais, tipos de alimentos consumidos por esses bichos, comparação com outros tipos de animais; história/geografia – hábitat, como vivem, onde vivem e etc.
    Os alunos tiveram contato com obras relacionadas aos animais com leitura realizada pela professora de modo reflexivo. Além disso, realizaram pesquisas com a construção de uma coletânea de figuras de animais, recortando e colando, realizando assim, uma exposição em sala de aula, bastante significativa.

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  34. Encerradas as atividades do projeto, fica a importância da avaliação, pois mediante ela serão focalizados os acertos e falhas, que nortearão para novos aprendizados, com o objetivo principal de sempre querer fazer o melhor.
    A socialização dos resultados é parte fundamental de um projeto e é muito importante para os envolvidos a construção da interação com a comunidade.

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  35. A todo o momento colocamos nossos alunos em contato aos diferentes gêneros textuais, seja quando lhes apresentamos um manual de instruções, uma receita médica ou culinária, um texto jornalístico, literário, científico, uma carta, entre outros. Uma situação bastante produtiva para explorar os diferentes gêneros textuais é dividir a sala em grupos e sugerir que os alunos tragam textos acima mencionados para serem trabalhados em sala de aula. Assim, eles estarão trabalhando a teoria e a prática ao mesmo tempo, uma vez que tudo partirá do dia a dia deles. Feito isso, é preciso fazê-los refletir sobre como os textos estão escritos, ou seja, sua estrutura, sua linguagem e para quê finalidade o texto foi escrito. Em seguida, aplicamos a teoria, quero dizer, mostramos aos nossos alunos que todo gênero textual tem uma função social e porque não dizer comunicativa, ou seja, lemos para estudar, para registrar, para organizar, para comparar, para nos informar, entre tantas outras coisas que fazemos quando adquirimos um comportamento leitor e consequentemente, escritor e cabe a nós professores possibilitarmos aos nossos alunos que pratiquem esses comportamentos.
    Estes textos não devem ser apresentados nessa ou naquela disciplina específica ou neste ou naquele ano, o que deve variar é a complexidade dos textos e trabalhá-los de maneira interdisciplinar, isto é, o mesmo texto nas várias áreas do conhecimento.

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  36. Atividade em sala de aula: Relato de experimento

    A atividade dada em sala de aula foi um relato de experimento “Limpando a água”, tendo como objetivo ler e relatar um experimento oralmente de forma clara e objetiva, produzir relato de experimento identificando as etapas apresentadas.
    O relato teve o propósito de ler para aprender. As crianças adquiriram conhecimentos relativos á área de Ciências, mas, para isso precisaram estar atentos á organização do texto, acompanhando cada uma de suas partes: objetivo, materiais necessários, procedimentos, resultados e conclusão.
    Utilizamos também a Matemática, observando a quantidade de água pedida, areia, pedras e nos procedimentos a necessidade de cortar a garrafa PET de dois litros ao meio, formando assim um funil.
    Fizemos o experimento em sala de aula e os alunos puderam constatar que a conclusão foi verdadeira e que essa água pode ser reutilizada na limpeza da casa, lavar carros, aguar as plantas. Mas, não se deve beber, pois não se trata de água potável. Aproveitamos utilizar o dicionário, aprendendo o significado da palavra potável.
    Foi uma aula diferente e que os alunos aprenderam e gostaram muito porque através do experimento, comprovaram o relato.

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  37. Os textos de História, Geografia e Ciências são estudados de forma voltada à alfabetização e letramento. Eu ensino ler para estudar, fazer resenhas e resumos, produzir esquemas, levantar informações mais relevantes dos textos, produzir cartazes informativos e apresentar seminários sobre os assuntos estudados, pois esses tipos de aprendizados serão mais aprofundados nas séries finais, então é muito interessante utilizar os textos de uma forma mais produtiva, para que os alunos já comecem a se familiarizar com o ler para estudar e os diferentes jeitos de se fazer isso. Não deixo de trabalhar, então, de forma interdisciplinar.

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